Powered By Blogger

Sejam bem vindos!

Tomemos este espaço como forma de aprendizado, troca de conhecimentos e acima de tudo desabafos, comentários, sugestões do assunto, até então, estudado no curso EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE E CIDADANIA oferecida pela UNESP-Bauru. Sejam bem vindos e que seja muito proveitoso este espaço de comunicação entre nós professores...


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)



quinta-feira, 4 de março de 2010

Um desafio... leia e reflita!!!


Sociedade maquiada!


Atualmente vivemos em uma sociedade maquiada. Digo maquiada, pois olhamos um mundo mascarado, sem originalidade, sem essências, sem valores, sem moralidade. Digo olhamos, pois me incluo nessa.
Mesmo sabendo que devemos não ser preconceituosos, acabamos no nosso dia-a-dia contribuindo para que esse conceito se torne realidade a cada segundo que passa.
Concordo plenamente com as citações de Clodoaldo Meneguello Cardoso no texto Fundamentos para a Educação na Diversidade, unidade 1. Mas será que realmente aplicamos tudo no nosso cotidiano? Será que falamos da boca para fora e não praticamos o que falamos? Será que fazemos ao menos partes do que saem das nossas bocas, da nossa reflexão, das nossas conclusões? Será que realmente podemos dizer ser não preconceituosos? Bom, essas questões são difíceis de serem respondidas, visto que nos não admitimos ter preconceito de algo ou alguém. O ser humano às vezes mascara seus sentimentos, suas atitudes, seus pensamentos para dizerem ser “atuais” e “reciclados”. Mas na verdade estamos presos ao pensamento antigo, arcaico. Está embutido em nos sem mesmo percebemos e admitirmos.
Desculpe quem não concorde com esse modo de pensar! Sei que muitos devem estar achando que esse texto está defendendo o preconceito. Mas erro de quem pensa isso. Somente retrata o que acontece na sociedade. Não tem como falarmos que a sociedade está livre de preconceitos diante das atitudes que vivenciamos em nosso lado a todo o momento. É obvio que queria estar escrevendo que a sociedade está plenamente livre. Mas seria muita ironia da minha parte. Todos sabem que o preconceito está impregnado em todos os cantos do mundo de suas diversas formas e maquiagens. Quem nunca se sentiu ameaçado em parar em um farol, sem movimentação, sozinho, e em sua frente vindo um “cara” descalço sujo, descabelado, amarrotado, andando meio que cambaleando (não de bebida na verdade, mas do cansaço, do peso, do dia tão difícil que teve para alimentar a família que o espera em um barraco de papelão). Mas será que alguém é capaz de pensar realmente isso, que o tal “cara” está daquele jeito por causa das conseqüências que a vida lhes impôs? Ou sai fechando os vidros e passando no sinal vermelho com medo de ser assaltado. É minha gente, essa infelizmente é a nossa realidade deprimente.
Confesso que essa realidade tão cruel vem sendo aos poucos, mas muito pouco mesmo, aos passos de uma tartaruga, modificando. Isso depois de muita insistência. Hoje a mídia já está fazendo seu papel, pouco, mas já faz. As escolas estão colocando em práticas medidas para retraírem esse pensamento preconceituoso. Mas, esse processo infelizmente é muito lento, demorado e doloroso.
Enfim, todos sonham com uma sociedade livre de preconceitos, maquiagens. Mas será que estamos realmente fazendo nossa parte? Não basta pensar, temos que agir e colocar em prática no nosso dia-a-dia.



(Letícia Batagello Vieira)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog acrescentou algo em sua formação pessoal, cultural e/ou acadêmica?

Pesquisar este blog